Bem-vindo(a)

Uma cesta-doação, apenas uma

10 de abril de 2021 /

Aquela frase do filósofo Terêncio – quase 200 anos antes de Cristo – a mim sempre me perturbou: “Sou humano, nada do que é humano me é estranho”. Ainda não consegui entendê-la. Pois, sabendo ser, eu, humano, sempre estranhei muita coisa. E não sei quanto ainda estranho. E sinto estranhar cada vez mais. Como é…

Leia mais

PERGUNTAR NÃO OFENDE, NÉ? (13)

8 de abril de 2021 /

“Annus horribilis”: templo é banco, tenda é armadilha?

Leia mais

Para Madalena

7 de abril de 2021 /

Entristeci muito. E estou certo de muitos e muitos piracicabanos entristecerem-se também. Morreu Madalena, o travesti mais querido, mais gentil, mais caridoso de Piracicaba. Muitos dos que apenas a viam pelas nossas ruas – dançando, brincando, jogando beijos, toda exagerada em seus trajes – podem até mesmo tê-la repudiado. É certo, aliás, terem-na visto, também,…

Leia mais

A vergonha que falta

6 de abril de 2021 /

Permanece viva a clássica frase do escritor Thomasi di Lampedusa, em “O Leopardo”, talvez a mais importante de suas obras: “Tudo deve mudar para tudo continuar como está”. Uma das tristezas neste meu crepúsculo – tristeza que dói – é constatar que, no Brasil, tudo realmente muda, sempre muda – mas para piorar. Quando se…

Leia mais

“Onde estiverem dois ou três…”

5 de abril de 2021 /

É sempre árdua a caminhada religiosa. Dúvidas, tentações, desânimos, decepções, cansaços, fraquezas, desilusões – a fragilidade humana torna-se permanente desafio para quem faz opções ou é agraciado pela escolha. Costuma-se dizer que três realidades não se discutem: futebol, política e religião. Acredito, porém, haja, nisso, confusão ou equívoco. Pois política, religião e futebol são essenciais…

Leia mais

PERGUNTAR NÃO OFENDE, NÉ?(12)

4 de abril de 2021 /

O homem da presidência gastou 2,500 milhões de reais para uns dias de férias na Páscoa da pandemia. Com esse dinheiro, quantas bolsas de alimentos poderiam ser compradas para alimentar os famintos?

Leia mais

Páscoa sem ressurreições

3 de abril de 2021 /

Paulo: “E se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e, também, é vã a vossa fé.” Eis, pois, o centro da fé cristã: a ressurreição. É a Páscoa, a passagem, a vitória da vida sobre a morte. É a celebração da vida. É o momento culminante que revolucionou a humanidade e que,…

Leia mais

Um povo no Calvário

1 de abril de 2021 /

Uma das grandes e dolorosas farsas a que estamos submetidos é a de rotular a civilização ocidental de cristã. O mais verdadeiro seria reconhecer ser uma civilização onde há, sim, cristãos, mas aprisionada a uma estrutura perversa de materialismos e de ódios. Em especial neste tão violentado Brasil, cujas grandezas continuam exploradas por poucos, embora…

Leia mais

PERGUNTAR NÃO OFENDE, NÉ? (11)

1 de abril de 2021 /

Não é, o telemarketing, uma brutal invasão do sagrado direito das pessoas ao seu domicílio? Ou o que é legal é sempre moral?

Leia mais

Geisel já advertira: “mau militar”

30 de março de 2021 /

Felizmente, a memória é, ainda, cultivada – e respeitada – por muitos. Nesses nossos dias tormentosos, há quem se recorde do notável trabalho da também notável Maria Celina d´Araújo, entrevistando o ex-presidente da ditadura, Ernesto Geisel. Um parêntese: dos militares que, naqueles anos, governaram o país, dois deles mereceram o respeito de estudiosos e de…

Leia mais