Piracicaba para especialistas

Pouco antes de os recém-eleitos tomarem posse, dei-me ao atrevimento de sugerir fosse criado – junto ao Executivo ou ao Legislativo municipais – o que denominei “Gabinete de Inteligência”. Seria a constituição de um grupo de excelência – reconhecidos especialistas nas mais diversas áreas – para estudar a nova realidade a que fomos atirados, na complexidade dos tempos digitais e da pandemia. A suposição foi a de que é quase impossível, isolada ou empiricamente, imaginar ou prever o que nos espera. Pois tudo está em discussão, até mesmo questionamentos sobre estruturas das instituições. Democracia, sim, essa busca sem fim. Liberdade, também, desde que responsável. Mas como? A resposta está, fundamentalmente, no conhecimento de especialistas, na multidisciplinaridade que essa nova era exige.

Um conjunto de vereadores não saberá, por si mesmos e nem  com seus assessores ocasionais, equacionar o grave desafio. Também, não o fará um prefeito por mais arrojado e disposto esteja, cercado por auxiliares escolhidos apenas por critérios políticos. Política, hoje – tanto quando no longínquo passado onde foi gerada – exige P maiúsculo. Depois da democratização do país, a herança que, desgraçadamente, nos ficou foi a do culto à mediocrização. Reagir ou o caos.

Piracicaba tem uma história e vívidas tradições de pioneirismo, de um “enxergar antes”, de estabelecer critérios, de fazer seleções para distinguir o novo da novidade. Ou seja, Piracicaba é uma cidade para especialistas, conforme tem ocorrido desde os mais remotos tempos. Não por menos, já nos 1940/50 a Prefeitura compunha-se, também, de comissões em cultura, em esportes, em turismo, em educação. Antes das secretarias, que se tornaram escolhas político-partidárias, tínhamos comissões formadas por cidadãos altamente capacitados em sua especialidade. Eram voluntários a serviço da comunidade. Formavam, assim, “Gabinetes de Inteligência” do Executivo e do Legislativo. Por que não convocá-los agora, em circunstâncias tão graves? Não há mais espaço para experiências.

“Tempus fugit”, e o tempo urge. Mas, se não for respeitado, o tempo ruge. Em protesto.

Mais conteúdo em .
Cecílio Elias Netto

Cecílio Elias Netto

Jornalista e escritor

3 comentários

  1. Jose Helio Galesi em 3 de março de 2021 às 12:34

    “Gabinete de Inteligência”. É isso! Está totalmente correto, a administração pública precisa acompanhar o que ocorre na administração privada. Nas empresas privadas existem os Conselhos de Administração, consultores externos para assuntos muito específicos. Além do que, poderia, e deveria, estreitar relações, construir pontes entre o ambiente público e as academias, que atuariam na qualificação do debate técnico viabilizando o posterior debate político, diferente do que ocorre hoje onde estes debates e decisões tem a profundidade de um pires e o viés de interesses político-partidários.

    • Josef Borges em 3 de março de 2021 às 22:31

      Nova administração, novos vereadores, velhos vereadores estão ai por ato cívico de democracia, ela nos permite escolher nossos destinos, nesse caso o destino da Cidade e isto posto os nossos destinos como sociedade, no entanto nossa sociedade esqueceu-se de refletir sobre a importância de a liberdade estar aliada à responsabilidade e sobre a preocupação que devemos ter em prol da construção de uma cidade melhor. Como Vereador me sinto na responsabilidade de ao menos tentar ao longo prazo plantar essa semente, da importância da política no destino da Cidade e por seguinte no destino de nossas novas gerações. De que forma, atuando nas escolas, incentivando os jovens a se interessar pela política, ao se interessar pelo debate político.Sem uma sociedade minimamente esclarecida sobre a política a ser implementada na Cidade, nunca sairemos do circulo vicioso que se tornou a política brasileira, nesse caso aqui a política Piracicabana..
      Josef Borges. este Vereador tem uma admiração por este jornalista e espera ansioso para conhece-lo e poder ouvir sua grande historia e vasta experiência e conhecimento da Historia de Nossa Piracicaba.

  2. Cecílio Elias Netto em 5 de março de 2021 às 11:32

    Name: ANTONIO MESSIAS GALDINO
    Email: [email protected]
    Mensagem:
    Caro Cecílio. Parabéns. Sua proposta é muito oportuna e pertinente,pois os tempo atuais exigem não só coragem e dedicação,mas conhecimento técnico e domínio das inovações que surgem a cada dia. Suas ideias devem ser analisadas com seriedade, pois o Bem comum exige a participação de todos.

Deixe uma resposta