3 de março: 1911/2021

Espero seja-me concedida uma simples explicação. Mas essencial para este escrevinhador. Não se trata de coincidência o lançamento deste blog no dia 3 de março de 2021. Foi uma escolha, necessidade d´alma. Neste dia, meu pai, Tuffi, estaria completando 110 anos. Estaria, não, está. Pois, embora em uma outra dimensão que desconheço, ele continua cada vez mais vivo em minha memória e daqueles que o conheceram. Não pretendo fazer-lhe uma homenagem póstuma. Escolhi essa data para agradecer e fazer-lhe um confíteor, onde quer que ele esteja. Agradecer pela vida, pela sabedoria com que me propôs e sugeriu a existência: com amor, com beleza, com alegria. Aceitando dores e frustrações. Por saber que desenganos não diminuem o maravilhamento de viver. E confessar-lhe, a meu pai tão amado, que, sim, valeu a pena! Ele estava encantadoramente certo: vale a pena viver, desde que saiba coar, escolher, optar. Meu confíteor: ao aceitar aqueles ensinamentos, entendi mais facilmente a beleza, o privilégio de ter nascido. E de viver. E de ainda estar vivo.

Nesse meu agradecimento, o que mais desejo é que ele, meu pai, me inspire e de dê forças para, neste blog – e nestas horas tão amargas – eu possa transmitir a simplicidade de toda a sabedoria humana: amar e ser amado. Impossível – é o que aprendi da vida – amar todas as pessoas. Mas amar e ser amado em sua própria tribo, em seu lugar de viver – isso é espiar um pedacinho do Paraíso. Piracicabanos, podemos amar e ser amados aqui mesmo. Apenas assim, talvez, consigamos superar toda essa aflição. Não se trata de recuperar o que foi perdido, de voltar ao mundo que começou a esboroar. Trata-se de, em comunidade, construir uma nova cidade, uma nova comunidade. Mais humana. Para isso, no entanto, devemos ser tomados pela indignação diante de tantas injustiças e misérias, com convicção, porém, de que somos nós os responsáveis por nossa própria casa.

Mais conteúdo em .
Cecílio Elias Netto

Cecílio Elias Netto

Jornalista e escritor

4 comentários

  1. Sâmia Fazanaro em 3 de março de 2021 às 07:06

    Parabéns! É um presente p nós leitores ter vc por aqui. Ñ sei se lembra de mim, mas se pudesse destacar uma família que sempre ficou na minha memória de infãncia foi a sua. Casa sempre cheia, uns jogando, uns tocando, outros estudando. Um movimentos de pessoas especiais, pensantes e agentes culturais. Bj grande e grata por ter feito um pouco parte disso.
    Família querida!

    Boa sorte!

    Sâmia Fazanaro

  2. Flávio Camilo em 3 de março de 2021 às 07:09

    Parabéns pela iniciativa Cecílio.

    Muito bom saber que teremos também este blog, fonte de boa leitura, além de suas já tradicionais crônicas nos jornais da cidade.

    Flávio Camilo

  3. ANTONIO MESSIAS GALDINO em 4 de março de 2021 às 12:52

    Parabens Cecilio, meu grande amigo.
    Sua proposta é muito oportuna e pertinente,pois os tempo atuais exigem não só coragem e dedicação,mas conhecimento técnico e domínio das inovações que surgem a cada dia. Suas ideias devem ser analisadas com seriedade, pois o Bem comum exige a participação de todos.

  4. Antonio Messias Galdino em 4 de março de 2021 às 13:06

    Parabens, meu querido amigo.

Deixe uma resposta